O pelo encravado ocorre mais frequentemente em resultado da depilação, pinça e barbear. Há quem tenha propensão genética para pelos encravados. Mas há boas notícias: pode evitar pelos encravados e pode saber como tirar pelos encravados, se seguir algumas dicas. 

O que são pelos encravados?

Um pelo encravado aparece quando um pelo cresce e se curva para a pele. Por causa disso, os pelos encravados podem formar caroços vermelhos – sinal de inflamação - ou ser da cor da pele. Os pelos encravados podem ou não conter pus, causar inchaço, comichão e dor.

Poderá ter pelo encravado na virilha, na zona onde se barbeia, pelo encravado na axila, pelo encravado nas pernas, pelo encravado nádegas, etc… Onde existem pelos, pode aparecer um pelo encravado.

Sinais e Sintomas de pelo encravado

Os sinais e sintomas de pelo encravado são diversos e incluem:

- Pequenos inchaços onde se faz a barba, usa a pinça ou cera

- Pequenos inchaços que parecem borbulhas ou que estão cheias de pus

- Pequenos inchaços mais escuros do que a pele à volta (hiperpigmentação)

- Sensação de picada, ardor, queimação

- Comichão

- Pelo em forma de laço (ponta do pelo curvo que cresce até à pele)

Fatores de Risco e Causas para ter pelo encravado

O principal fator de risco para ter pelos encravados é ter o pelo encaracolado. O crescimento e a estrutura do pelo tem uma importância significativa no aparecimento de pelos encravados.

É da opinião dos especialistas que folículos pilosos curvos produzem pelos muito encaracolados. Como o pelo tem tendência para encaracolar, o pelo é cortado começa a crescer e, por possuir uma ponta afiada, facilita a perfuração na pele. 

Também pode ser resultado de se puxar a pele quando se barbeia (este gesto atrai os pelos para a pele), quando a pele depilada não é devidamente desinfetada, acalmada ou quando é usada roupa justa sobre a pele depilada o que causa fricção e incentiva o pelo a perfurar novamente a pele.

Quando consultar um médico por causa de um pelo encravado?

Procure cuidados médicos se não tiver certeza que esse inchaço na pele é um pelo encravado, se tiver excesso de pelos encravados, notar um aumento da dor e inchaço do pelo e apresentar febre.

Como evitar pelos encravados na barba?

Os especialistas dão algumas dicas:

- molhar a pele com água morna e um produto de limpeza facial suave

- usar gel de barbear ou creme por alguns minutos para amaciar os pelos ou um pano quente e húmido

- usar lâmina afiada

- não puxar a pele durante o acto de barbear

- barbear na direção em que os pelos crescem

- passar a lâmina o menor número de vezes possível

- lavar a lâmina de barbear em água após cada passagem

- colocar um pano fresco e húmido na pele após barbear durante 5 minutos para reduzir a irritação

- usar um after-shave calmante 

Pode experimentar trocar de método de barbear e usar máquina de barbear elétrica ou máquina de corte. Segure ambos os objetos longe da pele.

Como evitar pelo encravado na Virilha ou axila?

- Lavar a pele com água morna diariamente e um sabonete neutro durante o banho para dilatar os poros e remover os pelos encravados.

- Usar hidratante corporal diariamente para amolecer o folículo piloso e facilitar a saída do pelo encravado.

- Esfoliar a pele em movimentos circulares para facilitar a saída do pelo uma vez por semana, se não houver sinal de foliculite.

- Aplicar fucidine para pelos encravados, uma pomada para pelo encravado com antibiótico de aplicação cutânea, prescrita pelo médico ou farmacêutico sobre a área afetada.

- Não coçar a virilha ou outro local depilado. Este gesto simples evitará, por exemplo, que as bactérias proliferem e que diminuirá a inflamação.

- Evitar partir os pelos ao usar pinça ou fazer a depilação a cera. A forma como se puxam os pelos é extremamente importante para evitar pelos partidos que facilmente penetram na pele.

- Experimentar um método de depilação diferente. Poderá utilizar creme depilatório (os químicos podem irritar a pele, sendo prudente fazer primeiro um teste noutra área) ou depilação a laser que é um procedimento estético de longo prazo.

Como tirar um pelo encravado?

Para remover um pêlo encravado, esfolie suavemente a pele. A esfoliação da pele remove uma camada morta de células da pele e ajuda a libertar os pelos encravados. Use água morna – não quente – e pequenos movimentos circulares para lavar as áreas afetadas com um pano, escova esfoliante ou gel esfoliante ou esfoliante.

Também pode remover um pelo encravado que se tenha enrolado na pele por puxa-lo suavemente com uma agulha, alfinete ou pinça estéril. Aplique álcool na pele ao redor para evitar uma infecção. Em seguida, passe cuidadosamente a agulha, alfinete ou pinça estéril pelo laço de cabelo exposto. Levante suavemente o laço de cabelo até que uma extremidade se solte da pele.

Na loja online da Presença de Luxo encontrará diversos produtos que ajudarão a evitar pelo encravado. Confira a nossa gama de pós depilatórios, gel hidratante, etc. Efetue pagamentos seguros e receba os seus produtos em 24/48h.

Este Website utiliza cookies para proporcionar uma melhor utilização aos seus visitantes, bem como para assegurar que o mesmo se encontra em pleno funcionamento.